quinta-feira, 27 de junho de 2013

Jovens se preparam para "gritar sobre os telhados" a vida de Chiara Luce

Equipe de Eventos dos Focolares no Rio de Janeiro fala sobre como Chiara Luce tornou-se intercessora da Jornada Mundial da Juventude e como os jovens do Movimento estão preparando o espetáculo que narrará a vida da beata durante o encontro mundial com o Papa Francisco

Um dia para conhecer Chiara Luce
Foi muito interessante conhecer uma das intercessoras da JMJ. Com a Beata Chiara Luce percebi a força do Evangelho (...).”
Senti que hoje se pode buscar a santidade no dia a dia. Não é uma busca por algo impossível. Chiara Luce mostra isso para nós, nos encoraja a buscar a santidade.”
Foi ótimo... Foi a descoberta da vida. Hoje eu decidi viver o Evangelho. Foi lindo ver a vida de uma santa tão jovem. Deu para perceber que para ser santo não tem idade. Deus não está distante de nós, o que precisamos é descobrir a sua presença junto de nós e é através do amor ao próximo que isto acontece. Apesar dos sofrimentos, Chiara Luce viveu sem lamúrias, ao contrário, amou mais e mais. Esta é a fé no amor de Deus.”
Tenho um problema crônico de saúde que me causa fortes dores físicas e emocionais. Beata Chiara Luce me ajuda a viver este tempo de sofrimento, mas também de amadurecimento, me estimula a não me entregar às minhas mazelas.”
Estes foram depoimentos de alguns dos 1.200 participantes à Jornada dedicada a conhecer Chiara Luce em julho do ano passado em um local perto de onde será a Vigília com o Papa nos dias 27 e 28 na JMJ 2013. O evento, que teve como organizadores os jovens do Movimento dos Focolares, foi realizado a pedido da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Modelo de santidade mais atual, mais próxima do jovem de hoje
Quando o Papa Francisco encontrar com os milhões de jovens e pessoas de todas as idades que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, todos terão a oportunidade de “mergulhar” na experiência de Chiara Luce. Por meio de um Espetáculo, no dia 24 de julho, em duas sessões, um grupo de jovens compartilhará com todos os presentes o belíssimo testemunho de santidade e vivência apaixonada da vontade de Deus demonstrados por essa beata, que “partiu para o Paraíso" em 1990, aos 18 anos de idade.
Chiara Luce entrou na JMJ depois que alguns bispos do Rio de Janeiro, em visita Ad Limina no Vaticano, participaram da “Festa para Chiara Luce”, por ocasião da beatificação dela, na Sala Paulo VI. Desde então, a idéia de que ela deveria ser modelo para os jovens foi-se tornando realidade. Segundo aqueles bispos, ela “é o modelo de santidade mais atual, mais próxima do jovem de hoje”. Foi, de fatto, eleita uma das intercessoras da JMJ.
Numa outra Jornada, realizada pelos Jovens Por Um Mundo Unido - que teve como tema “Reescrever o Evangelho com a própria Vida” –, foi apresentada a experiência da intercessora, por meio de canções e outros números artísticos, além do testemunho pessoal dos próprios organizadores. Nos jovens que participaram, permanece e cresce um profundo relacionamento espiritual com a beata. Esses jovens divulgaram o que viram e ouviram na jornada para outros jovens, com seus relatos e com os livros e vídeos sobre a beata, que adquiriram no evento. Esses vídeos e livros vão passando de mão em mão, e as informações também reverberam na internet, num extraordinário efeito multiplicador.

Um musical
O convite para a seleção dos participantes do “Espetáculo sobre a vida de Chiara Luce” que os jovens dos Focolares realizarão na JMJ foi divulgado via facebook, e-mail, e feito pessoalmente. O grupo que está atuando é heterogêneo, de diversos perfis e crenças: jovens que participaram da Jornada de julho de 2012, de paróquias diversas, de diversos movimentos e Igrejas cristãs, pessoas que conheceram Chiara Luce pela TV, outras que pouco sabem sobre o cristianismo, e ainda uma jovem budista e uma espírita...
Uma estudante de dança, que já ficara encantada com Chiara Luce durante um evento em Cachoeira Paulista no ano passado, no qual foram apresentados os intercessores da jornada – e estava inclusive querendo montar justamente um musical sobre a beata – ficou maravilhada ao saber que poderia participar de um espetáculo que já estava sendo produzido.

Sinais da intercessora
A própria Chiara Luce está providenciando para que um belíssimo espetáculo veicule para milhões e milhões de pessoas o seu testemunho.
Assim como essa estudante, que está sendo uma grande contribuição para a produção do espetáculo, parecem 'enviados' pela beata, muitos outros, profissionais ou não, em diversas funções necessárias no musical, que têm se oferecido com entusiasmo para participar; como atores, atrizes, coreógrafas, figurinistas e dançarinos, totalizando cerca de 50 pessoas.
Também não cessam de manifestar-se outros sinais – como o caso da professora de dança que cedeu sua própria academia e ofereceu-se para criar a coreografia – de que Ela mesma, Chiara Luce, está trabalhando para que, não só no Rio, mas em todo o mundo, pela enorme audiência que a Jornada Mundial da Juventude terá, o maior número de pessoas possível conheça o Ideal da Unidade.

 Fonte: Chiara Luce Bandano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...