terça-feira, 19 de julho de 2011

A Santidade É para Todos

Deus chama a todos para servi-lo. Ou melhor, todos podem e a todos convém aspirar à santidade em seu estado de vida. De modo diferente devem ser vividos o empenho espiritual de um religioso no claustro e o de um leigo no coração do mundo; de um sacerdote no exercício do ministério e o de um pai de família no governo de sua
casa; de uma virgem que se consagra a Deus e o de uma esposa que se une a seu marido.
Sabe-se que a devoção tem asas para voar ao céu e pés para caminhar sobre a terra e, enquanto as mãos estão em contínuo movimento na ação, não desconhece que seu coração tem de repousar tranqüilamente em Deus. Além disso, tem olhos para orientar-se, vigiar e comandar os negócios temporais, como também uma perspicácia mental, pela qual jamais perde de vista o fim último da vida. Aconselha-se com Deus em todas as atividades e realiza tudo para sua maior glória. Vai mais longe. Tem língua para falar com os homens e, no interior do seu espírito, movimenta todas as forças para jamais cessar de louvar e bendizer a Deus. Desse modo, trata com o mundo e conversa com os céus, atraindo a si o seu Deus por amor, encontrando-o dentro de si, possuindo-o na plenitude da paz, e vivenciando já na terra um outro Paraíso.
         Disso tudo provém uma admirável doçura, com a qual impregna todas as atividades. Vive com inalterável uniformidade de espírito. O mundo não percebe nela nada de extraordinário, nada que a distinga no comportamento, na atividade e no desenvolvimento dos deveres condizentes com sua condição. Por isso, ele fica constrangido por ser obrigado a amar nela algo singular e divino que desconhece. Na prosperidade, a devoção não se exalta. Na adversidade, não se entrega à tristeza. Alegra-se com a felicidade alheia e com a própria. Desapegada de toda preferência pessoal, tem discreta condescendência pelos gostos dos outros, contanto que sejam honestos. Passa de boa vontade, consolação a quem se encontra em aflição de espírito. É liberal com os amigos, generosa com todos, sem pretensões, esperando a recompensa somente de Deus, ao qual somente tem o prazer de servir plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...