quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pe. Claudiomar Silva Souza nos conta como foi o II Encontro Summorum Pontificum

Encontro sobre a forma extraordinária do Rito Romano reuniu padres de todo o Brasil.

Em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, nossa Administração Apostólica realizou o II Encontro Sacerdotal Summorum Pontificum sobre a forma extraordinária do Rito Romano.

Nosso Encontro aconteceu de 15 a 18 de novembro no Centro de Estudos do Sumaré na cidade do Rio de Janeiro, reunindo Padres de todas as partes do Brasil.

Os Sacerdotes aprofundaram seus conhecimentos sobre a forma extraordinária do Rito Romano dentro do espírito querido pelo Santo Padre Bento XVI no Motu Proprio Summorum Pontificum.

Houve palestras enfocando a liturgia em vários aspectos: Dom Fernando Rifan falou do sentido teológico, Dom Fernando Guimarães, Bispo de Garanhuns (PE) tratou da Reforma da Reforma querida por Bento XVI. Tivemos também uma palestra de Dom Karl Romer, Bispo Auxiliar emérito do Rio de Janeiro, que tratou do verdadeiro espírito do Concílio Vaticano II e da Reforma Litúrgica. Pe. José Edilson de Lima e Pe. Claudiomar Silva Souza, da Administração Apostólica, trataram respectivamente do aspecto canônico do Motu Próprio e da Mistagogia da forma extraordinária do Rito Romano.

Durante o Encontro houve oficinas de prática litúrgica e canto gregoriano e um belíssimo ambiente de convivência fraterna entre os Sacerdotes.

O ponto alto do Encontro foi a Missa Pontifical Solene, celebrada por nosso Bispo Dom Fernando Rifan, com a assistência do Sr. Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta, bem como de Dom Fernando Guimarães e Dom Romer.

Encerramos nosso Encontro aos pés do Cristo Redentor, cantando “Christus vincit”. Junto ao Cristo tivemos um agradável encontro com Dom Dominique Rey, bispo de Toulon na França, dedicado ao movimento da Reforma da Reforma dentro do espírito do Papa e grande apoiador da liturgia romana em sua forma extraordinária, que, de passagem pelo Rio, fez questão de ir ao Cristo para conhecer Dom Fernando Rifan.

Já está marcado nosso III Encontro: será na Arquidiocese de Salvador, Bahia de 11 a 14 de setembro de 2012. Esperamos a presença de muitos sacerdotes!

Visite aqui o álbum de fotos.


Paróquia Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...