terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Capela em honra da Beata Chiara Luce no GPACI repercute em Roma


Pelo menos dois diários europeus editados em Roma destacaram, agora no início de janeiro, a inauguração, em Sorocaba, da primeira Capela do mundo dedicada à jovem Beata Chiara Luce Badano, que morreu vitimada por um terrível câncer nos ossos aos 18 anos de idade, em 1990, e menos de vinte anos depois teve suas virtudes heroicas e de santidade reconhecidas ao ser declarada canonicamente Beata pela Igreja a 25 de setembro de 2010, após um primeiro significativo milagre por sua intercessão ser comprovado pela Sagrada Congregação Pontifícia para o Culto dos Santos e aprovado pelo papa Bento XVI.

A inauguração dessa Capela, às vésperas do Natal, junto ao Hospital “Sarina Rolim Caracante”, do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência Infantil), mereceu primeiramente destaque dentro da edição diária em língua italiana do jornal “L´Osservatore Romano”, órgão da Santa Sé e porta-voz oficial do Estado do Vaticano. 

Com texto preparado por uma de suas correspondentes no Brasil, a jornalista Carla Cotignoli, focolarina, também presente à cerimônia, inclusive reproduzindo palavras emocionantes do arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que na missa natalina que marcou o acontecimento manifestou firme esperança de que da Capela da Beata Chiara Luce Badano, implantada justamente ao lado do corredor de acesso ao novo centro cirúrgico do Hospital do GPACI possa sair o milagre ou os muitos milagres que motivarão, agora, a breve futura canonização da jovem italiana, a um passo de ser declarada Santa. 

“Fico até um pouco constrangido diante de Deus, mas peço que muitas curas de crianças com câncer possam ser operadas neste Hospital por intercessão da Beata Chiara Luce Badano, ela que morreu vitimada por um câncer terrível aos 18 anos de idade”, afirmou dom Eduardo Benes na oportunidade, levando às lágrimas os presentes, sobretudo dezenas de pais e familiares de crianças e adolescentes vitimados pelo câncer que são ali atendidos e aguardam a cura.

“La Beata Badano, luce per i bambini che soffrono” (“A Beata Badano, luz para as crianças que sofrem”) foi, por outro lado, o título de reportagem de página inteira estampada por outro significativo diário laico italiano, o “Avvenire”, em sua edição de 5 de janeiro, com o selo `Vangelo e Societá´, ou seja, `Evangelho e Sociedade´. 

Aqui, o texto é assinado pela jornalista Margherita Dassano, com base em informações também da colega Carla Cotignoli, há oito meses no Brasil, destacando como introdução: “In um ospedale pediátrico Del Brasile, l´arcivescovo de Sales Rodrigues há inaugurato uma cappella intitolata alla 18enne morta per um tumore ósseo. `Gioiosa anche nella malattia´”. Ou seja: “Em um hospital pediátrico do Brasil, o arcebispo Sales Rodrigues inaugurou uma capela dedicada à jovem que aos 18 anos morreu de câncer ósseo, em meio à alegria também na doença”.

Além de registrar o fato de sua nova Capela ser a primeira do mundo dedicada à Beata Chiara Luce Badano, a reportagem do “Avvenire” destaca a importância do Hospital “Sarina Rolim Caracante”, do GPACI de Sorocaba, na luta contra o câncer infantil no Brasil, mostrando toda sua caminhada de quase trinta anos e os avanços atuais, pelas palavras de seu presidente, professor Carlos Camargo Costa, da vice-presidente, a advogada Maria Lúcia Neiva de Lima,  e de seu diretor-clínico, o médico pediatra dr. Fábio Bernardes.

Na Capela do GPACI, uma frase junto ao quadro da Beata Chiara Luce resume sua proposta de vida: “Por ti, Jesus; se queres (o sofrimento, a dor), eu também quero!”

Foto Fernando Rezende; enviado por José Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...