sábado, 24 de março de 2012

YOUCAT: Catecismo da Igreja Católica para os jovens



"Tendes de saber em quem credes. Tendes de conhecer a vossa Fé... Sim, tendes de estar enraizados na Fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação."  (Bento XVI - Prefácio do YOUCAT)
 
 
YOUCAT: Catecismo da Igreja Católica para os jovens 

No ano de 2011, em especial para os jovens da 26ª Jornada Mundial da Juventude, em Madri, o Papa Bento XVI, apresentou o YOUCAT que é abreviatura de Youth Catechism, que significa Catecismo Jovem. 

O YOUCAT se destaca pela linguagem fácil e compreensível, e esse é um elemento importante que a juventude precisa para sanar suas dúvidas e para construir um fundamento sólido para suas vidas. O conteúdo do YOUCAT é o mesmo conteúdo do Catecismo da Igreja Católica, porém, é adequado para os jovens. Tem um designer bonito, com conteúdos fotográficos, citações bíblicas, dos Santos Padres e de homens que pensaram a vida. 

São 527 perguntas e respostas que fazem parte desta obra sobre assuntos e questionamentos que os jovens vivenciam no cotidiano e quer responder as principais dúvidas dos jovens. É muito gostoso viajar pelas páginas do YOUCAT, porque a linguagem é simples, envolvente e aprofunda o nosso conhecimento de fé. O YOUCAT é dividido em quatro partes: 1ª parte, “Em que cremos”; 2ª parte, “Como celebramos os mistérios cristãos”; 3ª parte, “A vida em Cristo”; 4ª parte, “Como devemos orar”. A versão vendida no Brasil segue o idioma português de Portugal, mas é, perfeitamente compreensível por nós brasileiros. 

A Catequese e a juventude ganham um presente da Igreja. Para a Catequese, principalmente para os Catequistas, é um instrumento importante de serviço, que com certeza vai levar os jovens ao entendimento dos valores da vida terrena e da Vida Eterna. O jovem de hoje não se contenta com filosofias, ideologias ou pensamentos vazios, ele quer coisas sólidas, quer pautar sua vida num alicerce seguro. Termino com uma frase do Papa Bento XVI, “Muitas pessoas me dizem: os jovens de hoje não se interessam por isso. Duvido de que isto seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida. [...] Assim vos convido: estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração.”
YOUCAT, vai ser de muita ajuda a vocês que se preocupam com a nossa juventude.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...