sábado, 1 de dezembro de 2012

Eis que chegou o Tempo do Advento, o que isto significa para nós?

O mundo continua acelerado… A mais de um mês vemos as lojas serem, pouco a pouco, inundadas com motivos de Natal, alimentando assim nossa expectativa pelas festas de fim de ano ou ainda deixando-nos a sensação de que estamos atrasadas, pois ainda não conseguimos pensar nos presentes para as pessoas queridas… Enfim, estamos num ritmo acelerado, acompanhando a atmosfera ao nosso redor.
E, nosso coração, também está neste mesmo ritmo acelerado, não vendo a hora de contemplar o Menino Deus na manjedoura, junto a Sagrada Família, na gruta de Belém? Ou está acelerado, pensando-nos muitos presentes que nos esperam aos pés da árvore de Natal?
Temos, com o tempo do advento, uma oportunidade única de preparar-nos para o tempo do Natal, será que estamos conscientes disso?
O “tempo” sempre é a questão! Como é comum ouvirmos: ‘não tenho tempo’… ‘falta tempo’… ‘o dia podia ter 36 horas’… Precisamos ser sinceras conosco mesmas… Nós não temos tempo para o que não queremos… E quando queremos, quando nos decidimos para algo, então conseguimos o tempo que necessitamos… A grande verdade é que nós administramos nosso tempo. Sendo assim, como nós queremos aproveitar o tempo do advento?
Enquanto a atmosfera ao nosso redor acelera-nos para as compras, para as trocas de presentes… O Advento torna-se a grande e única oportunidade de trazermos tranquilidade ao nosso coração, permitindo que ele se prepare de maneira singular para a grande solenidade do Natal, onde nossos olhos poderão contemplar o grande milagre “e o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14).
Advento é tempo de preparação de quatro semanas que precede a festa do Santo Natal. A Igreja através deste tempo litúrgico quer tornar-nos conscientes de que o nosso Redentor está a caminho para vir até nós. É também recordação do tempo, que o povo israelita esperou o Salvador, o Messias. Para nós cristãos advento é tempo de silêncio, de oração, penitência e de conversão.
Na companhia de Maria, a Mãe de Deus, a grande Imaculada, queremos percorrer o advento como tempo de recolhimento. Sim, nosso coração é envolvido pela atmosfera do silêncio, da oração e da alegre expectativa.
Neste advento, busquemos paz e calma para nosso coração. Deixemos que Deus nos fale pelo silêncio deste momento. O Senhor virá! Ele está próximo!
Criemos em nós e ao redor de nós uma atmosfera de interioridade, de saudade, de esperança, preparando o nosso coração para o nascimento do Salvador!
Por isso a liturgia do primeiro domingo do advento nos convida a ficarmos atentos: “Ficai atentos e preparados porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Senhor virá.” (Cf. Mt 24, 42)
O Papa Bento XVI nos explica: “A palavra advento não significa espera, como é tão comum ouvirmos, mas é a tradução da palavra grega parusia, que quer dizer presença começada.
(...) Ou seja, o advento significa a presença começada do próprio Deus. Por isso, nos recorda duas coisas: primeiro que a presença de Deus no mundo já começou e que Ele já está presente de uma maneira oculta; em segundo lugar, que essa presença de Deus acaba de começar ainda que não seja total, mas está em processo de crescimento e amadurecimento. Sua presença já começou e somos nós os crentes que, por sua vontade, devemos fazê-lo presente no mundo. É por meio de nossa fé, esperança e amor que ele quer fazer brilhar em nós a luz do mundo.” (fonte: folheto Dilexit Ecclesiam n° 70)

A COROA DE ADVENTO
A "coroa de Advento" é um dos símbolos mais significativo deste tempo litúrgico. E quer lembrar-nos a "boa nova" que se anuncia, a nova e eterna aliança de Deus com a humanidade, a vinda do Menino Jesus.
O seu formato em círculo nos mostra que o amor de Deus é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos em cada semana do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada do Menino Jesus, em meio de nós, Luz do mundo, que dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.
A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva.
A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.
A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.
A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.
Os ramos verdes que envolvem as velas são a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

COM MARIA, VAMOS A BELÉM?
Neste tempo do advento, deixemos que Maria se aproxime de nós, como nossa guia. Ela nos ensina como devemos viver este tempo sagrado, guiados por suas mãos: em humildade, saudade e amor, à espera de Jesus. Como já vimos este caminho é traçado pela interioridade, pelo silêncio e a oração.
Neste caminho somos seguramente conduzidos à gruta de Belém, ao Menino Jesus!
Que possamos dar os primeiros passos deste caminho, a luz do tema central da liturgia desta primeira semana de advento, isto é, estarmos atentas e vigilantes.
Certamente assim não somente nós estaremos trilhando seguramente o caminho até Belém, mas estaremos colaborando para que outras pessoas, que estão ao nosso redor, também experimentem a sagrada atmosfera do advento, atmosfera esta que prepara para o Santo Natal. Que neste advento possamos fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...