quarta-feira, 1 de maio de 2013

São José, operário da Igreja e família

Dos poucos versículos que a bíblia discorre sobre São José destacam-se duas características essenciais a um chefe de família: ser justo (Mt 1,19) e ser carpinteiro (Mt 13,55).

Ser justo implica em ser exato, em ser nem mais nem menos, sem faltar e sem sobrar, implica em ser ideal, característica fundamental dos homens que trazem no peito uma marca: a fidelidade a Deus. São José foi o santo varão que trouxe impresso em suas ações a obediência a Deus em todas as áreas de sua vida. Era assim que conduzia sua família. Era um homem de oração que semeava esse fervor naqueles que estavam por perto, por isso o Senhor colocou seu olhar sobre José e percebeu que ele era ideal para cuidar e educar a humanidade de Jesus.


A carpintaria era a profissão de José, era dali que ela provia o necessário para Maria, sua esposa, e o menino Jesus. Sua família era sustentada à custa das “marteladas” de José, que incansavelmente labutava dia-a-dia para isso. O trabalho santifica o homem! José sabia que essa poderia ser a grande e, talvez, única contribuição que ele daria ao Filho de Deus, por isso investiu em seu ser trabalhador. Penso que o maior orgulho que um pai possa ter é ver impresso na vida de seu filho as características de sua própria vida, é ouvir das outras pessoas algo do tipo: “- Nossa, saiu igualzinho ao pai!” José alcançou isso. Jesus foi chamado de carpinteiro por aqueles que O ouviram na sinagoga de Nazaré no dia de sábado (Mc 6,3). O Senhor sabia que o ser trabalhador de José era necessário para a formação de Jesus, por isso o escolheu.

A Igreja entendeu que essas duas características juntas faziam de São José um homem piedoso e responsável, um homem que trabalhava constantemente para cumprir a missão que Deus tinha lhe confiado de guardar a Sagrada Família e por isso confiou a ele outra missão: ser Patrono da Igreja, guardar a Barca de Pedro.

Nós também podemos no valer do auxílio desse Santo, seja aprendendo a caminhar na via da oração e do trabalho como confiando à sua proteção nossas missões. De modo muito particular ressalto que nós pais, chefes de família devemos ser muito próximos de São José consagrando nossa masculinidade e nossa paternidade a ele, também pedindo sua intercessão para que tenhamos em nossas vidas as suas virtudes e qualidades. Não percamos tempo em consagrar nossas famílias a São José pois ele continua trabalhando por nós e pela Igreja.

São José, Valei-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...